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Como a Experiência do Usuário / UX vai ajudar sua loja virtual e e-commerce nesses tempos de crise do Corona Vírus?

Veja como o UX pode ajudar sua loja a se manter no meio desta batalha e proporcionar a melhor experiência de usuário para seus consumidores!

ux para seu e-commmerce e loja virtual

A COVID-19 e o isolamento social trouxe uma nova cultura ao adquirir produtos e bens: a compra de produtos pelo meio online e receber no conforto – e segurança – da sua casa. Na verdade, acredito que esse cenário só fez adiantar os passos com relação ao futuro, pois, desde o fortalecimento do uso de aplicativos móveis, passamos a fazer compras cada vez mais pelo meio digital, nos beneficiando da possibilidade de comprar de qualquer lugar do país e do mundo, e a tendência era cada vez mais o comércio online, com retiradas passando a ser mais na comodidade da sua casa. Com isso, se tornou imprescindível focar na experiência de usuário afim de manter um negócio online de pé e se destacar de seus concorrentes.

Através destes pontos, deixo uma pergunta para você: sua loja online / e-commerce possui meios para analisar a experiência que os seus usuários têm ao usá-la? 

Como melhorar a experiência da sua loja virtual com UX Design?

Você já ouviu ou leu sobre as satisfações e decepções que as pessoas tem ao procurar por um produto na sua loja? Ao não achar uma forma de pagamento que se enquadre à situação dele ou se ele consegue fazer uma ação desejada de forma intuitiva e rápida? Ou, numa perspectiva voltada à criar novas formas de agregar valor ao seu usuário, pensou em ouvir dele, seu cliente – seja ele novo ou já fidelizado – em como poderia aprimorar a experiência dele ao usar sua loja, seja no desktop ou no celular?

A Experiência do Usuário (UX) não é sobre desenhar telas para uma nova ideia – a isso, damos o nome de prototipagem e Interface do Usuário (UI). Reforço este ponto, pois é bem fácil de se enganar e te venderem um serviço ineficiente por aí. Na verdade, a última coisa que fazemos num processo de UX, seja utilizando processos como Design Thinking ou Design Sprint, é a interface, a “carinha” do seu app ou site. UX é estratégia! 

Através do UX, priorizamos a voz do seu usuário, analisando as diversas emoções que ele possa ter em determinada fase de uso da sua loja (ver o catálogo, utilizar a busca da loja, os passos que ele realiza até chegar a finalização de pagamento). Somente após esta etapa, idealizamos novas soluções e correções de problemas atuais e testamos se, de fato, atendem seus usuários antes de partirmos para o código, poupando um gasto de tempo e dinheiro se partíssemos direto para a programação.

UX Estratégico para seu e-commerce

Além disso, com a Experiência do Usuário para lojas virtuais e e-commerces, podemos fazer uma análise de concorrência (que chamamos de benchmark) e ver seus pontos fortes e fracos, tomando caminhos mais seguros para aplicar na sua loja virtual. Podemos analisar o cenário do seu nicho, as dores que as pessoas têm ao usar um e-commerce da sua concorrência para nos diferenciarmos. Além de ver o que pode ser um padrão – seja de interface ou de determinadas informações – dentro do seu nicho, trabalhando com o “princípio de reconhecimento”, uma das 10 heurísticas de Nielsen. 

Em tempos como os nossos, de diversas informações e de mudanças rápidas, é muito fácil partirmos para o “visual”, para o que é mais palpável porque podemos ficar perdidos nos passos que devemos tomar e partirmos uma solução mais imediata. Mas, como em uma batalha, precisamos partir para a estratégia, reconhecermos nossos pontos fortes, nossos pontos fracos e o de nossos concorrentes para que possamos sair com a vitória, que neste caso é a fidelização e felicidade das pessoas com a sua loja virtual e com a sua marca – não é à toa que o site foi batizado de Tróia 😉 

Há um mundo de ferramentas e soluções que podemos aplicar ao seu caso, para melhorar a Experiência do Usuário na sua loja e e-commerce, não importa se você já está há anos com ela funcionando ou está pensando em montar devido a esta oportunidade. Para saber mais, contate a gente e vamos marcar uma chamada para conversarmos mais sobre!

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