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Testes A/B: validando ideias e aumentando conversões para seu site

Neste artigo introdutório, você vai aprender o que é o processo de teste A/B e como este processo vai te ajudar com o seu site, e-commerce e até mesmo app!

imagem com o texto "Uma introdução sobre Testes A/B para seu site ou app"

Neste artigo introdutório, você vai aprender o que é o processo de testes A/B e como este processo vai te ajudar com o seu site, e-commerce e até mesmo app! 

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O que é um teste A/B

O teste A/B é uma forma que usamos, dentro do campo da Experiência do Usuário, para validar hipóteses de melhoras na interface de um projeto digital, seja um site institucional, um portal de notícias ou imobiliário, uma loja virtual ou um app. 

Através desta atividade, podemos testar vários elementos presentes numa interface de usuário: uma chamada na página, um texto de Call to Action no botão (“chamada para ação”, no inglês, presente em elementos que servem de ponto para conversão de usuários em sites), testar uma ilustração ou foto em uma determinada área do site… Praticamente um mundo de possibilidades para melhorar seu site ou app.

Além disso, podemos validar ideias que visam, simplesmente, melhorar o uso, a navegação e entendimento que as pessoas tem do seu site ao acessá-lo, trabalhando, portanto, mais a parte de usabilidade. E tudo isso pode ser feito de forma relativamente simples.

Como se faz?

A melhor analogia para isso é imaginar um corpo de químicos, infectologistas e farmacêuticos que estão elaborando vacinas para imunizar a gente contra a COVID-19. É um processo de estudos, concepção de soluções e testes no mundo real.

Então, trazendo para o contexto do teste A/B, nós definimos qual item do seu layout vamos analisar primeiro (sim, testamos um por vez), selecionamos uma porcentagem de usuários para acessarem a versão atual – sem as modificações – e outra com a modificação que estamos tentando comparar, para ver se traz um retorno melhor do que temos hoje. 

Após esta etapa, deixamos o teste rodando por algum tempo – cerca de duas semanas, junto com um tráfego bacana de acessos para termos uma boa base para análise posterior – e pegamos o relatório com as métricas de acessos e sucesso do teste.

Por que devo fazer testes A/B?

Respondo ao seu questionamento com uma provocação: o quão fácil é para as pessoas entenderem o que sua empresa faz, o que sua marca representa para o mundo e – claro – se você tem  contatos recebidos no seu site (ou compras realizadas na sua loja virtual)?

Os testes A/B é uma forma de, através de processos e muita análise, detectarmos esses pontos e melhorá-los. Podemos, através de pesquisas e testes de usabilidade, identificar e nos antecipar a possíveis falhas na sua interface/layout, pensarmos soluções e, através de testes A/B, testar se as nossas hipóteses de soluções resultam na melhora dos mesmos!

É uma atividade que, se você deseja melhorar o entendimento e conversão dos usuários com a sua solução digital, para melhorar seu site, é imprescindível. 

Ferramentas que você pode usar para começar

Há algumas ferramentas online que você pode pegar AGORA MESMO para brincar com essa parte. Salientamos uma opção – e de graça -, e que usamos em nossos projetos: Google Optimize.

Para usar, é só criar uma conta (você pode usar com sua conta do Google mesmo), selecionar o que você deseja testar (uma chamada, uma cor de botão, um texto em algum elemento do layout), escolher uma porcentagem de acessos que vai receber a versão atual e a versão ajustada por você, deixar por alguns dias e depois analisar os dados para saber qual o melhor 🙂

Indo além para ter uma melhora de 10000% no seu site ou app

Depois de brincar com essas ferramentas, pode ser necessário várias coisas como a modificação de fato do layout, da criação de um conteúdo melhor, seguindo a ideia que você testou, por exemplo. Para isso, caso você não saiba como fazê-lo, pode entrar em contato conosco para implementar essas mudanças 🙂

Mas caso você deseja focar somente nos seus processos e deixar que, juntamente com a parte de implementação de testes A/B, profissionais analisem outros pontos do seu site, do seu app para melhorar a experiência de usuário dos seus clientes – e consequentemente mais engajamento e retorno financeiro com eles – basta entrar em contato conosco através do formulário abaixo que vamos bolar uma estratégia imbatível para a sua necessidade!

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